Com quanto se vive em Vancouver?
Essa foi uma das primeiras perguntas que me fiz quando decidi o lugar que ia morar e esse foi até um dos motivos por ter escolhido o Canadá. Como escrevi no meu primeiro texto, meu objetivo era aprender o inglês britânico, mas na hora de escolher o país o que pesou muito foi a moeda. O dólar canadense é bem mais barato que a libra (no caso queria ir para a Inglaterra) e por isso acabei vindo morar aqui.
Mesmo assim percebi que Vancouver não era um lugar barato. O custo de vida aqui é alto e todos reclamam, desde os canadenses até nós, estudantes estrangeiros. Mas Vancouver é uma cidade de um clima ameno, com opções de lazer, um lugar seguro, hospitaleiro. Segundo um estudo divulgado no final do ano passado pela revista britânica Economist Inteligence Unit, Vancouver aparece como a terceira melhor cidade do mundo para se viver, perdendo apenas para Melbourne, na Austrália e Viena, na Áustria.
Bom... mas falando em números, para quem tem interesse de vir pra cá o governo canadense exige que tenhamos no mínimo todo mês $833 (conferir a cotação do dólar no link http://www4.bcb.gov.br/pec/taxas/port/ptaxnpesq.asp?id=txcotacao ). Aqui vejo pessoas se mantendo com um pouco menos que isso, em torno de $600 ou um pouco mais, cerca de $1000.
Um dos gastos é com moradia. Quando se opta por uma homestay (casa de família) seu gasto é de cerca de $750 por mês, incluindo café da manhã e janta. Já quando a opção é por alugar um quarto por conta própria, o gasto pode cair até pela metade, depende de onde pretende morar. Quanto mais próximo do centro mais caro fica. Se você não liga de dividir o quarto e a casa com outras pessoas pode morar no centro por cerca de $450.
Eu sempre quis morar com poucas pessoas, porque acho que muita gente numa casa depois acaba dando em briga, fofoca e fora que não tem tanta privacidade. Eu morei numa homestay por 1 mês e depois aluguei uma casa junto com duas brasileiras. A casa que alugamos e que estou até hoje fica a 30 minutos de ônibus do centro. Ela é toda mobiliada, só precisamos comprar utensílios de cozinha. Começamos a pagar $350 cada, mas hoje como só tem eu e mais uma amiga morando pagamos $400. Isso inclui água, luz, internet e lavanderia. Estamos perto de supermercados, restaurantes, agencias bancárias, farmácias, liquor store (loja onde é vendida bebida alcoólica), pubs, parques...
Outro gasto que temos é com alimentação. Na época que estudava eu tomava café da manha em casa, almoçava perto da escola em algum restaurante, lanchonete ou pizzaria, ou levava almoço e jantava em casa. As compras no mercado dava em torno de $100 para cada pessoa, mais as refeiçoes que fazia fora.
Ainda na época que estava estudando saia muito de balada. Toda semana estava num barzinho ou balada diferente. Aqui é fácil conseguir VIPs para entrar, mesmo assim acaba-se consumindo e dai la se vai seu rico e precioso dinheiro.

Pra quem não anda diariamente de ônibus a opção é comprar um book (um bloquinho com 10 tíquetes) ou pagar direto no ônibus (que só aceita moedas e você precisa colocar a quantia exata, ele não devolve troco). Nesse caso o tíquete é válido por 1h30 e você pode usar tanto para ônibus como para skytrain.
Outra opção de transporte é a bicicleta. Quem opta pela bike deve saber que aqui é obrigatório o uso de capacete.
Celular é outro gasto. O plano que tenho é de 400 minutos, mensagens ilimitadas e 400 MB de internet. Esse é um plano básico e que atende as minhas necessidades. Por ele pago $39 mais as taxas, o que dá cerca de $43.
DICAS:
- Escolher bem o país e a cidade que você quer estudar. Lembre-se de ver além da moeda o custo de vida da cidade que pretende morar;
- Veja o seu orçamento ou dos seus pais para saber quanto você tem para passar o mês;
- Faça uma planilha com os gastos que você vai ter e dai fica mais fácil saber se sobra dinheiro para despesas extras como baladas, viagens, passeios;
- Se você optou por Vancouver saiba que aqui é cobrado uma taxa de até 12% sobre o produto que você compra;
- Para quem quer conferir o valor do dólar pode acessar o site do Banco Central. Eu costumava usar o www.spmundicambio.com.br porque era a empresa que comprava dólar e sabia exatamente quanto seria cobrado. Eu não transformei o valor acima para real porque a cotação muda praticamente todo dia;
- Veja onde você vai morar e qual o melhor meio de transporte se encaixa melhor. Aqui em Vancouver você pode ter informações sobre transporte público no site: www.translink.ca;
- Planos de celular você pode ver em qualquer shopping daqui de Vancouver, mas se preferir um atendimento em português a opção é a Mobile House www.themobilehouseinc.blogspot.ca ou www.facebook.com/fernanda.house.1?fref=ts.
Até o próximo post!
2 Comentários