Arrumando emprego em Vancouver
Falo logo de cara que arrumar emprego aqui não foi tão fácil como eu esperava. É preciso dedicação e seguir conselhos de pessoas que estão aqui a mais tempo, o que agora posso passar para vocês.
Quando faltava um pouco mais de um mês para acabar as minhas aulas eu fui atrás de um emprego. Eu só tinha dinheiro para passar mais dois meses e se não achasse algo nesse tempo teria que voltar. Fiquei desesperada, desde que cheguei aqui amei esse lugar. Então fiz meu currículo em inglês, pedi para uma professora da escola que estudei aqui corrigir. Ela disse que estava num formato totalmente diferente, dai me deu um outro canadense. Refiz mostrei pra ela e pra mais duas pessoas, fiz também uma carta de apresentação e saí por Downtown distribuindo currículos.
Uma opção para achar emprego é a internet. Eu usei o craiglist http://vancouver.pt.craigslist.ca/. Esse site foi muito útil para encontrar um lugar para morar (eu encontrei esse que estou até hoje) e também para vagas de emprego. Outro site muito legal é o BC Jobs http://www.bcjobs.ca/ . Eu acessei os sites das cafeterias Starbucks e Tim Hortons. Também fui na página do Walmart, London Drugs e outros. Preenchi meus dados e me candidatei a vagas.
Três sites super legais que posso indicar, além dos que citei acima são:
Nasco http://www.nasco.ca/ , que é para trabalhar entregando jornais gratuitos nos skytrains. Nesse cheguei a ser chamada, mas como ainda não podia trabalhar eles pediram para eu me candidatar de novo assim que estivesse disponível. Pra entregar jornal você ganha por hora $10,25 (que é o salário mínimo daqui).
BCF Casting http://bcfcasting.com/extras/home.html que é para trabalhar como figurante. Esse é um freela e o cachê pago depende do trabalho. Mas só pra ter uma noção, meio período de gravação você pode ganhar cerca de $100.
LMS http://lmsgroup.ca/. Nesse lugar é super fácil de conseguir emprego, aceita homem e mulher, mas é muito, muito puxado. Você tem que carregar barras de aço. Um amigo começou a trabalhar lá, mas desistiu. Eles chegaram a me oferecer emprego, mas acabei não aceitando. O salário inicial é de cerca de $13 por hora e depois pode chegar até um pouco mais que $16.
Bom, mas como nada estava dando certo pra mim falei com amigos canadenses, brasileiros que moram aqui há mais tempo, com amigos da escola, enfim, com todos que conhecia. Um dia eu cheguei a cogitar a minha volta porque não estava encontrando nada. Mas quando estava na aula de jornalismo uma brasileira me disse pra deixar currículo em lugares que não fosse Downtown e em empresas que não fossem tao grandes tipo Starbucks, Tim Hortons, etc. Ela disse pra eu ir até a Commercial Dr. com ela. No caminho ela me deu muitos conselhos. Lembro que nesse dia eu estava desanimada, gripada, tossindo, mesmo assim fui. Deixei meu currículo onde ela trabalhava e em outros lugares. Outra dica que ela me deu foi de falar com o gerente SEMPRE. Se você entregar seu currículo para um funcionário ele pode esquecer de repassar ou então tem uma vaga, mas ele não sabe. Quando você fala com o gerente as vezes ele faz a entrevista ali mesmo com você.
E foi o que aconteceu comigo. Eu entrei numa confeitaria para entregar meu currículo e acabei fazendo uma entrevista informal. A gerente disse que talvez me ligaria, o que não aconteceu. Também falei com a dona de uma loja e ela disse que ia precisar para o próximo mês e que era para eu voltar lá. Os últimos lugares que deixei foram numa rede de fast food a A&W e num mercado. Nesse mercado a gerente perguntou se eu tinha disponibilidade para trabalhar e eu disse que estava estudando, mas que no mês seguinte teria. Ela agradeceu, mas disse que precisava alguém naquele momento. Sai da Commercial Brodway e fui pra casa da minha amiga em New Westminster. Estávamos almoçando quando meu celular tocou. Era do mercado, o gerente queria saber se eu tinha interesse em trabalhar de caixa. Eu aceitei e ele marcou uma entrevista. Quando cheguei a unica coisa que ele me perguntou era se eu tinha facilidade em decorar códigos. Eu no desespero de arrumar um trampo disse que não tinha problema nenhum. Ele me deu uma folha com cerca de 100 códigos ou mais, não sei, nunca contei aquilo, hahaha. Ele perguntou se eu conseguia decorar para daqui a duas semanas e eu disse sim.
Saí dali desesperada, eu não tenho uma memória tao boa assim. Mesmo assim fiquei estudando aquela lista. Deixei de sair, ia mais cedo para a escola, saia da escola e ia pra biblioteca estudar. Fiz treinamento e quando minhas aulas acabaram eu comecei a trabalhar. O mais legal é que eles tinham uma filial desse mercado perto da minha casa. Eu ia a pé pra lá, muito legal.
Pra quem está em busca de uma oportunidade a melhor dica que posso dar é pra pegar seus currículos e andar bastante, principalmente perto de onde você mora. Fale com o gerente e esqueça um pouco de vagas da internet. Nesse tempo que estou aqui muitos dos meus amigos conseguiram emprego porque entregaram o currículo pessoalmente. A internet ajuda você saber onde tem uma vaga, mas da um jeito de ir la, até pra ver se é isso que você realmente quer.
Outro lugar que sempre anunciam vagas é no facebook, na página Vancouver para Brasileiros https://www.facebook.com/groups/167549079963218/?fref=ts.
DICAS:
- Fazer o resume (currículo) e cover letter (carta de apresentação) no formato canadense e pedir para alguém com um bom inglês corrigir. Pega o modelo de um amigo que já está trabalhando ou pede na sua escola;
- Faça algum trabalho voluntário aqui e coloque no seu currículo tudo que já fez de voluntariado (aqui e no Brasil). As empresas dão muito valor e quem tem já sai com a vantagem;
- Vá pessoalmente nos lugares. Use a internet para achar uma vaga, mas não fique só nisso. A maioria das pessoas que conheci aqui conseguiu emprego indo atrás;
- Procure empresas que não sejam grandes redes. Eles geralmente procuram pessoas com um excelente inglês e que vá passar um longo período aqui;
- Sempre peça para falar com o gerente;
- Peça ajuda de amigos, pessoas que estão a mais tempo na cidade;
- Tente não desanimar. Procurar emprego é algo um pouco desgastante e para quem realmente precisa para poder se manter aqui sofre uma certa tensão e ansiedade, eu passei por isso. O que você pode fazer é procurar antes para ter tempo de encontrar algo;
- Eu demorei cerca de 1 mês para achar meu primeiro emprego. Uma amiga minha focou mais na internet e passou mais de 6 meses para encontrar uma vaga.
Bom gente, espero ter ajudado um pouco com essas dicas. No próximo post vou falar como foi meu dia a dia no meu primeiro emprego.
Até lá!
2 Comentários