Porque Vancouver?
Sempre tive vontade de fazer intercâmbio e a primeira vez que pensei sobre o assunto foi quando estava no penúltimo ano da faculdade. Nessa época eu preferi terminar os estudos e em seguida investir na área profissional.
Depois comecei a fazer um curso de inglês e procurar formas de estudar no exterior. Na época vi que ou eu tinha um inglês intermediário e já sairia com uma bolsa de estudos ou teria que ter dinheiro pra bancar esse tempo fora. Bem... eu não tinha nem uma coisa e nem outra e dai foquei no trabalho e fui juntando uma grana.
Nesse tempo que estava planejando conversei com várias pessoas que tiveram essa experiência: como elas escolheram o país, quanto elas investiram, como foi a experiência pra elas... Até que um dia vi que já tinha como ir e fui atrás de uma agencia que pudesse me orientar.
Sempre pensei em ir para um país que falasse inglês e logo me veio na cabeça a Inglaterra. Pensei em cidades como Oxford, Brighton, mas desisti porque o custo de vida lá é muito alto. Nos EUA eu não queria, sempre achei que lá é um país para passear e não pra passar muito tempo. Em 2011 estava quase optando pela Austrália, quando recebi outra boa proposta de emprego, adiando assim a viagem. Só agora em 2013 resolvi retomar esse projeto e quando voltei a pesquisar novamente escolhi o Canadá.
Como eu disse conversei com várias pessoas e vi que lá eu estaria num excelente país com segurança e com um custo de vida acessível. Depois de escolher o país optei por Vancouver. Vi que o clima lá é agradável, tem as quatro estações definidas e nos períodos de verão não é tão quente e no inverno também não tem aquele frio rigoroso como em Toronto por exemplo. Além disso tem ótimas escolas e praias que confesso, é uma das minhas grandes paixões.
Foi aí que pedi orçamentos para várias agencias (só as cadastradas na Belta – comento isso num próximo post) e em uma delas gostei tanto do atendimento como na agilidade nas respostas quanto aos meus questionamentos e claro os custos que eu iria ter que arcar. Depois fui até lá conversar pessoalmente e vi que os donos já tinham morado em Toronto e eles compartilharam as experiências deles comigo. É muito bom falar com alguém que já passou por isso, ainda mais no país que você pretende ir.
DICAS:
- Pesquise muiiiiiiiito, leia sobre o país que você pensa em ir, o que as pessoas comentam sobre esse lugar e tente se imaginar vivendo lá;
- Veja se o custo de vida cabe no seu orçamento ou no dos seus pais (caso eles banquem sua viagem);
- Descubra como é o clima por lá e se você vai conseguir se adaptar. Isso parece um detalhe, mas quando estamos morando em outro país isso pode fazer a diferença;
- Converse com pessoas que já foram para onde você pretende ir, pergunte bastante, elas vão amar contar a experiência delas. Com todas que conversei passei horas ouvindo o que elas tinham pra contar;
- Procure uma agencia de confiança, que tenha pessoas que estejam interessadas em te explicar tudo em detalhes;
- Escolha uma escola que atenda aos seus interesses, nesse caso você descobre conversando com a pessoa da agencia, falando o que você pretende fazer naquele país.
- E por fim escolha a duração do seu curso, isso vai depender de quanto você pode gastar e do tempo que tem disponível em outro país.
Bem, espero ter ajudado. E até o próximo post!!!
0 Comentários